PÁGINA INICIAL > NOTICIAS > IMPRIME > 1965 > AQUISIçãO DE HELICóPTEROS RUSSOS MI 35M

Aquisição de helicópteros russos MI-35M

Publicado: 2008-12-08 19:11:00

O Comando da Aeronáutica informa que, em obediência ao cronograma de renovação da frota das aeronaves de combate da Força Aérea Brasileira – FAB e em continuidade aos estudos iniciados em 2007, concluiu a escolha do processo de aquisição de 12 aeronaves de asas rotativas de combate.
Um Grupo de Trabalho (GT), coordenado pelo Centro Logístico da Aeronáutica, conduziu uma minuciosa análise das opções de mercado, com base nos Requisitos Operacionais (ROP) estabelecidos pelo Estado-Maior da Aeronáutica – EMAER, pautados em critérios de Compensação Comercial direta para a FAB (offset) e operacionais. Cabendo destacar o requisito de que a aeronave de combate de asas rotativas deva estar em condições de entrega em curto prazo e emprego imediato em toda sua plenitude. Em face ao exposto, foram identificados como possíveis, o italiano AW-129, da empresa AUGUSTA WESTLAND e o russo MI-35M, da ROSOBORONEXPORT.
Após 7 meses de estudos, o Grupo de Trabalho apresentou o resultado para o Alto-Comando da Aeronáutica, que deliberou a proposta do MI-35M como sendo a mais favorável para atender às necessidades da FAB, tendo sido o contrato assinado em 23 de outubro de 2008.
Por fim, o Comando da Aeronáutica ressalta a importância desta aquisição para o aperfeiçoamento da capacitação em combate de suas equipagens e informa o início do recebimento das aeronaves previsto para o ano de 2009.